Loading

Ana Paula Mateus

O Autor

Ana Paula Mateus nasceu a 16 de Julho de 1964, na Póvoa de Varzim, cidade onde até hoje reside.

Licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade do Minho, exerce funções docentes na Escola Secundária de Eça de Queirós. Possui um Mestrado em Teoria da Literatura, na variante de Literaturas Lusófonas, pela Universidade do Minho e uma Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. Foi cronista do jornal local “Comércio da Póvoa de Varzim” e faz revisão de textos literários.

 Em 2007 criou o blogue DE PROFUNDIS que terá sido o primeiro passo para a certeza da escrita. Em 2009 ganha o 1º Prémio, na categoria “Docentes”, no concurso literário Dar Voz à Poesia promovido pela Câmara Municipal de Ovar, de âmbito nacional e abrangendo também os países lusófonos, com o poema Um Punhado de Palavras.

Sete Estórias do Vento Salgado, a sua primeira publicação em prosa, é a obra vencedora do 1º Prémio do Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes D’Escritas em Fevereiro de 2011.

Em 2015 publica O Guardião do Silêncio pela editora Poética Edições.

Em 2019, vence, pela segunda vez, o Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes D’Escritas, com o trabalho Toda a Água que nos Une.

Apaixonada pela leitura e pela escrita, são as “inquietudes” a que tenta dar voz que motivam a sua produção literária.